quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A rotina e dieta de Taylor Lautner

Estamos sempre arranjando desculpas para a má forma física. É a pressão dos exames, o stress no novo emprego, a falta de força de vontade, a dificuldade em arranjar tempo para treinar e afins. Mas se um jovem que era super magro de 17 anos consegue ganhar 14 quilos de massa muscular em menos de um ano, que desculpas te restam para continuar a falhar no seu plano de treino?
De certo, infelizmente, não tem as mesmas condições que Taylor Lautner teve. O jovem ator tinha um acompanhamento profissional diário, personal trainer, refeições preparadas pelos seus assistentes e uma rotina de treino elaborada pelos melhores profissionais do fitness. Mas lembra-se do que leu no parágrafo acima? Chega de desculpas!

O início do treino de Taylor Launter

O lobisomem da S
aga Twilight, a
ntes do início das filmagens para o filme , Taylor Launter media 1,75 e pesava 60kg. Os produtores
do filme começaram a pensar em alternativas para substituir o
ator, que este iria representar o papel de um jovem forte, atlético e que fosse, literalmente, um homem lobo. A meta era clara: Taylor Lautner teria que se aproximar dos 75kg ou perderia o papel. O jovem conseguiu um corpo além das expectativas dos diretores, a admiração de milhões de mulheres e a inveja de muitos homens.

Quanto menos músculo tiver, mais facilmente ganhará

A frase é de Jordan Yuam, personal trainer de Taylor. Ele tinha uma grande vantagem: estava seco e pronto a ganhar corpo. Resumidamente, haviam apenas dois fatores a cumprir: comer bem e com qualidade e treinar duro e com cargas pesadas. Jordan Yuam é apologista do mesmo método que a Heavy Health - primeiro reduzir ao máximo a gordura corporal, e só depois ganhar massa muscular. Como Taylor não tinha gordura a perder, pôde desde logo concentrar-se na segunda fase.
Foram milhares os jovens que, após verem a boa condição de Taylor Launter no filme Lua nova, começaram a fazerem centenas de exercícios de bíceps e séries intermináveis de abdominais em casa. Esse método é errado. Para desenvolver os músculos, é necessário trabalhar com cargas pesadas e de forma intensa. " Fiz questão que Taylor utilizasse cargas mais pesadas " , disse Jordan Yuam, em entrevista à uma imprensa internacional. A regra era simples: verificava qual a carga de peso que Taylor aguentava durante 10 repetições, nos diferentes exercícios de barra e halteres. Após efetuados todos os testes, acrescentava mais 40% do peso total que Lautner conseguia levantar.

A importância do apoio durante o treino

Para conseguir trabalhar com 140% do peso que conseguia levantar em 10 repetições, Taylor precisava de assistência durante os exercícios. Um ou dois colegas ajudavam a levantar os pesos e Taylor fazia sozinho a fase de descida. Outro método defendido por Jordan e usado por Lautner é o do " meio caminho " . Basicamente, levantam-se os pesos o máximo possível, não tendo necessariamente que fazer todo o movimento. Levantar os pesos " até meio " é o suficiente para recrutar e contrair as fibras musculares, permitindo que o corpo se adapte mais rapidamente ao peso. Este tipo de exercício é a garantia de que estamos a treinar com máximo de força do nosso corpo. Ainda assim, é um exercício que danifica muito o tecido muscular, por isso Lautner fazia apenas uma vez por semana. Ele treinava, no total, 5 dias por semana.

As variações no plano de treino

O treino com cargas pesadas, como já foi dito, é o melhor método para aumentar a massa muscular.
No entanto, Taylor Lautner precisava de um corpo versátil: forte e musculado, mas ao mesmo tempo ágil e rápido. Por isso, uma a duas vezes por semana, variava as repetições e a quantidade de peso que levantava. Basicamente, em vez de fazer sempre 3 séries de 10 repetições, fazia 4 séries de 15 repetições. Uma vez que o corpo tinha diferentes estímulos, crescia mais rapidamente.

O exercício cardiovascular

" Estava a fazer tanto exercício que comecei a perder peso " , disse Taylor numa entrevista. O exercício cardiovascular aumenta a velocidade, capacidade de reação e a força, mas por outro lado limita o crescimento muscular. Ora, Lautner precisava de todas estas parcelas, por isso, como resolver este dilema? De acordo com investigadores da Universidade Stephen F. Austin (EUA), 20 minutos diários, após o treino de musculação, é o tempo ideal de exercício cardiovascular. Se exceder este tempo, estará comprometendo os ganhos de massa muscular. Taylor fazia apenas 20 minutos de bicicleta ou de corrida por dia.

A alimentação e o metabolismo

Taylor Lautner era magro e tinha um metabolismo acelerado. Para além do desgaste físico no treino, ele ainda enfrentava longas horas de filmagem, onde gastava muita energia. Para potênciar ao máximo o crescimento muscular, é necessário comer de duas em duras horas. O problema é que ao comer tão frequentemente (oito a nove refeições por dia), o metabolismo fica ainda mais acelerado. Para conseguir o seu corpo de " lobo ", Taylor teria que comer como um " leão ". O ator comia mesmo quando não tinha fome, comia babatas-doces, pão, carnes e batidos de proteína em abundância, de modo a assegurar o aporte calórico que fosse suficiente para cumprir as suas tarefas de dia-a-dia, mas que também tivesse as calorias e os nutrientes necessários para construir músculo.


Um comentário:

  1. Muito bom, ótima reportagem! lembrando que o sucesso de Lautner não era apenas chegar e malhar, ele teve primeiro de tudo, dedicação total, e isso é raro de se ver hoje!

    ResponderExcluir